25 de jul. de 2014

Preguiça mental e consciência

Sentar-se para assistir à televisão pode parece mais atraente que ler um livro. Por que isso?


Na maioria dos programas, e aqui tomo o cuidado para não generalizar, o que temos são informações superficiais, que não nos estimulam ao raciocínio crítico ou a imaginação para ativar nossos conhecimentos e reflexões. Por isso, pode parecer bem melhor apenas ver apresentadores conversando com convidados sobre suas vidas, mostrando a vida de outros e fazendo games avaliados em pontos.


Este exemplo serve de introdução ao tema da preguiça mental.

Definamos, em princípio: preguiça mental é quando nos sentimos acomodados a apenas receber informações, sem julgá-las ou examiná-las, dissecando-as, sem procurar entender o que nos cerca, ir além, sem procurar ser agente daquilo que temos de mais precioso: a vida.

Fisicamente é fácil ser agente. Você respira, anda, come, conversa, trabalha... Mas despertamos a parte consciencial de nossa vida? 

A mente não diz exclusivamente ao intelecto. É algo muito abstrato ainda para conceituarmos, que abrange também a consciência - na consciência estão gravadas as Leis de Deus, e por ela que sabemos o que é certo e o que é errado, que podemos nos comunicar com o Criador.

Não tenha preguiça de aprender, ler, entender. Cuidar do corpo é muito importante e valorizado pela estética atual, mas o seu espírito - a sua mente - é o que precisa estar invariavelmente saudável. Se amanhã o corpo apodrecer você vai despojá-lo.


Quanto mais expandimos, pelo treino, a capacidade de aprender e entender, mais podemos acertar. Esta é a oportunidade da fé raciocinada, que não oprime ou obriga nenhum pensamento, mas ensina, acompanhada da razão, aquilo que já trazemos no íntimo, como uma semente.

Em suma, a mente é a fonte do equilíbrio, da desordem, da felicidade e do martírio. Cada uma é única e diferente. Você pode adormecê-la, viver no modo automático, ou ser consciente de si e do Universo. 


O esforço necessário para ter uma mente desperta é a perseverança de encarnações sucessivas. Comece essa jornada que mergulha em você mesmo. A recompensa será melhor que qualquer medalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário