16 de set. de 2017

Sua vida é inútil? Tenha propósitos!

Tenho o costume de, ao rezar, ler algum trecho da Doutrina Espírita. Seleciono aleatoriamente um dos livros da obra de Kardec e leio uma ou duas páginas, após a oração - é uma forma de relê-los. 

Recentemente, reli determinada parte de "O Céu e o Inferno" que sempre me impacta: a dos espíritos entediados. Para quem quiser ler, está no Capítulo VII (Espíritos Endurecidos).

O sofrimento experimentado pelos espíritos que foram e continuam sendo entediados resulta, por óbvio, da inutilidade pela qual guiam a própria existência. 

"Viver inutilmente" é uma expressão ampla. O que é ser inútil? Não há como definir objetivamente. Há quem literalmente não faça nada, passe o dia jogado sobre o sofá, perambulando pela casa e eventualmente indo a alguma distração. Concordamos, com certeza, que esses são inúteis. 

Contudo, só esse extremo? Será que mesmo trabalhando oito horas por dia não podemos ser inúteis? Aqui, é uma questão subjetiva, todavia, acredito que sim. 

Justifico.

Trabalhar é uma necessidade. Ao nos mantermos materialmente, estamos sendo parcialmente úteis, pois a matéria está sendo provida. Ótimo! Primeiro passo cumprido.

E o resto? E o familiar, o social, o intelectual, o espiritual? 

Há trabalhos que ''sugam'' muito. Um médico, por exemplo, pode não ter condições de ainda trabalhar mediunicamente - até porque, geralmente, já vai estar trabalhando mediunicamente em boa parte do tempo do trabalho profissional. 

Mesmo nestes casos, há uma gama de áreas da vida para ser preenchida. 

Não viemos a Terra para ser limitados. Não estamos encarnados para uma vida solitária, afastada de problemas e desafios.

Estamos aqui para nos enfrentarmos e para enfrentarmos. Enfrentarmos o quê?

Enfrentarmos situações que nos tiram da zona do conforto. Para isso, não podemos ser acomodados. Seja querendo fazer um mestrado após a faculdade, seja querendo estudar para um concurso difícil, seja querendo iniciar a prática de uma nova atividade mediúnica, seja querendo ter mais um filho, seja buscando escrever um livro ou iniciar aulas de dança: mexa-se.

Tenha propósitos em sua vida, preferencialmente, materiais e espirituais - neste plano, precisamos de ambos. Corra atrás deles, e saberá que sua vida foi e é plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário