25 de out. de 2018

Renascer é preciso - e exige coragem

Uma das verdades universais que nunca vi alguém ousar contestar, nem mesmo ciência, religião, filosofia, ou "pessoa do contra", é que você deve conhecer a si mesmo. A frase (geralmente) atribuída a Sócrates é clara como a luz do Sol: CONHECE-TE A TI MESMO.

Mas por quê? Já se perguntou qual a finalidade de você se conhecer? Antes de eu continuar, transcrevo trechos do Evangelho (João):

''Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.''
João, 3:3,5,6.

Acredito que o renascimento ao qual se refere Jesus é consequência do longo e custoso processo de autoconhecimento, pois somente ao sabermos quem somos podemos nos transformar e vencer o Ego, a carne, as ilusões do mundo e, finalmente, adentrarmos no Reino de Deus

Quando você tem ciência dos seus defeitos, das corrupções morais que te afligem, é capaz de desejar a mudança. Diz no espelho: eu invejo meu irmão, sei disso e desejo superar o sentimento da inveja (exemplo). 

Somos doentes - em regra, se você chegou até esse texto, deve ser o seu caso. O que precisamos curar não é o corpo, e sim o espírito manifestado: o caráter, as atitudes e os pensamentos do dia a dia.  

A cura exige a transformação do caráter, das atitudes e dos pensamentos! E como transformar o que não conhecemos? O autoconhecimento, portanto, é o que permite curarmos a nós mesmos. Desta sorte, sãos do Espírito, nasceremos de novo, no sentido simbólico apresentado por Jesus, O Cristo.

Talvez você pergunte: como conhecer a mim mesmo?! Para isso, primeiro você tem que desejar te conhecer. Não se engane nem se iluda: deseje o autoconhecimento! A partir disso, saberá vigiar naturalmente seus modos mentais e comportamentais. Prestará atenção ao que vem em sua mente, aos sentimentos que surgem e quando surgem; saberá e entenderá o que desperta em você sentimentos negativos, como raiva e orgulho; terá também ciência dos seus pontos fortes e qualidades morais. 

Daí em diante, uma vez que você já quis se autoconhecer, naturalmente irá desejar também a mudança. 


Tudo isso, claro, é uma longa caminhada. Ninguém vira santo da noite para o dia, como diz o dito popular. Estamos aqui para iniciarmos ou continuarmos essa jornada de (auto)conhecimento e renascimento

Não deixe para amanhã; a próxima segunda-feira é tarde demais. Venha, vamos agora juntos pela estrada infinita da Verdadeira Vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário