22 de nov. de 2013

Reformar a si mesmo

Uma das expressões mais populares do Espiritismo é reforma íntima. A reforma íntima é a mudança interior, o melhoramento feito por cada indivíduo. Muito importante, pois é o que mudamos para melhor, junto com o que fizemos, que conta para termos tranquilidade consciencial e adiantarmos nossa evolução espiritual.

Considero o conhecimento teórico da reforma íntima salutar, pois promove a prática - para quem realmente está interessado. Se você pesquisar na internet, material não falta. Mas o que realmente conta é a prática. Quanto você está interessado em se despojar das vicissitudes do espírito e da carne para almejar a felicidade espiritual? 

Temos muitas coisas a serem mudadas. Para isso, o autoconhecimento é peça chave. Somente o homem que se conhece pode apontar: isso precisa ser mudado. Pensamentos, hábitos, impulsos... cada dia pode ser muito bem aproveitado para você se analisar e buscar mudar. Não pense que isso é querer ser perfeito. Não, isso é querer ser melhor. Bem diferente. A perfeição é algo conquistado pelo espírito com o tempo, experiências e depuramento espiritual gradual. 

O que mais atrapalha a reforma íntima, o melhoramento individual, são as influências. O espírito cai na grade de tentações da materialidade e fica cego para as coisas do espírito, de sua moralidade. Se todos entendessem que somente pela reforma íntima seremos mais felizes, seria mais fácil. Entretanto, a facilidade não faz parte do mundo espiritual... Abaixo, citação do espírito Joana de Ângelis, psicografia por Divaldo Franco:

''É muito fácil desistir do esforço nobre, comprazer-se por um momento, tornar-se igual aos demais, nas suas manifestações inferiores. Todavia, os estímulos e gozos de hoje, no campo das paixões desgovernadas, caracterizam-se pelo sabor dos temperos que se convertem em ácido e fel, a requeimarem por dentro, passados os primeiros momentos.

Ninguém foge aos desafios da vida, que são técnicas de avaliação moral para os candidatos à felicidade.

Para quem está honestamente interessado na reforma íntima, cada instante lhe faculta conquistas que investe no futuro, lapidando-se e melhorando-se sem cansaço.

Toda ascensão exige esforço, adaptação e sacrifício.

Toda queda resulta em prejuízo, desencanto e recomeço.

A tua reforma íntima te concederá a paz [...]''

Nenhum comentário:

Postar um comentário